O Colégio

O Winnicott, fundado em 1996, é um colégio regular (regulamentado pelo MEC), especializado em atender alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem proveniente de fatores neurológicos, emocionais ou cognitivos (como dislexia, TDAH, inadaptação escolar, entre outros).

Tem como proposta desenvolver o potencial de cada aluno, oferecendo atividades que buscam ampliar tanto o repertório acadêmico, como o emocional e o relacional.

O número reduzido de alunos em sala de aula permite que a equipe planeje atividades específicas para cada um, de modo que se possa observar e acolher diferentes tipos de necessidades. As classes obedecem a critérios de agrupamento, entre eles: faixa etária, desenvolvimento cognitivo e social, de modo que o aprendiz consiga empreender, junto a seus pares, sucesso na tarefa da aprendizagem, correspondendo ao esperado para sua etapa de escolarização. A orientação profissional tem lugar no Ensino Médio, com vistas à inserção no mercado de trabalho.

O Colégio possui um projeto pedagógico de tutoria onde um profissional especializado acompanha o aluno que necessita de um suporte ainda mais individualizado.  Vale-se, para tanto, de conceitos pedagógicos que resgatam a autoestima e o prazer de aprender.

A Escola orienta a Família mantendo uma relação estreita com cada uma, através de reuniões individuais e da Escola de Pais. Além disso, organiza periodicamente um Encontro com os profissionais que atendem seus alunos.

Faz parte da filosofia do Colégio a mediação de conflitos educacionais, onde é trazida a visão da Educação para a Paz. As diferenças são aceitas e respeitadas, incentivando-se o uso da comunicação não violenta. A proposta inclui também o desenvolvimento da consciência coletiva e de cidadania, desenvolvidos através de projetos de ações solidárias.

Clique para assistir o vídeo institucional Winnicott.