Aconteceu

2017 foi um ano de muito trabalho e muitas conquistas no Colégio Winnicott! Conheça algumas das atividades desenvolvidas.

Mostra Cultural: pais e familiares puderam conhecer de perto os projetos desenvolvidos ao longo do ano e participaram de jogos e brincadeiras.

Formatura: foi com muita emoção que fizemos a formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Medio!

Gostaríamos de parabenizar nossos alunos que já foram aprovados em cursos superiores:

  • Luís Felipe – pedagogia
  • Daniela – enfermagem
  • Amanda – design de games
  • Rafael – engenharia de produção

Desejamos muito sucesso na nova etapa!

Ações realizadas pelo Colégio para orientação profissional dos nossos alunos:

  • Visita ao Senai Ary Torres
  • Visita à Universidade Anhembi Morumbi
  • Simulados

Atividades culturais desenvolvidas:

  • Visita ao Museu de Zoologia – Grupo G – 19/10/2017
  • Visita à Bolsa de Valores – Grupo J – 03/10/2017
  • Visita ao Teatro Municipal, Bolsa de Valores, Viaduto do Chá e Páteo do Colégio – Grupo H – 26/09/2017
  • Visita ao Zoológico de São Paulo – Grupos B e C – 12/09/2017
  • Visita ao MAM Museu de Arte Moderna – Exposição Cidade da Língua – Grupos A, D e F – 29/08/2017
  • Visita à Exposição de Arnaldo Antunes – Grupos I e J – 02/06/2017
  • Visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo – Grupo B – 26/05/2017
  • Visita ao Museu Afro Brasil – Grupo C – 23/05/2017
  • Visita ao Catavento Cultural – Grupos F e G – 23/05/2017
  • Visita ao Instituto Gustavo Rosa – Grupo H – 16/05/2017
  • Visita à Casa das Rosas – Grupo H – 09/05/2017
  • Visita ao Parque da Água Branca – Grupos A e E – 03/05/2017
  • Visita ao MAM Museu de Arte Moderna – Exposição Anita Malfatti – Grupos I e J – 25/04/2017
  • Visita ao Jardim Botânico – Grupos B e C – 18/04/2017
  • Visita ao Instituto Biológico – Grupo I – 07/11/2017

Oficinas de esportes

Neste ano, foram realizadas oficinas de futsal e judô. Para concluir a proposta, os alunos participaram de um campeonato de futsal e da troca de faixas no judô. Todos estavam muito empenhados e ganharam medalhas por sua participação.

Projetos de Leitura

Os alunos do período da tarde participaram de diferentes projetos de leitura. O grupo F, por exemplo, trabalhou com obras dos irmãos Grimm e de Érico Veríssimo e desenvolveu a carta de identidade das mesmas, aprendendo a identificar as principais informações de cada uma. O grupo E trabalhou com a leitura compartilhada com as famílias, aos finais de semana, dos livros “Mundinho: trabalhando valores”, em seguida foram desenvolvidas atividades que estimularam a reflexão sobre a participação social que cada um tem, assim como colaboraram para a formação ética e moral dos alunos. Os alunos do Grupo G, além do cantinho da leitura em sala, tiveram contato com o livro de imagens “Amendoim” de Eva Furnari e, em seguida, criaram uma história e uma ilustração. As produções ficaram incríveis!

Descobrindo o Brasil

Os Projetos desenvolvidos pelos grupos B, C e H tiveram como eixo norteador o “Brasil”, com desdobramentos relacionados à história, aos aspectos geográficos e culturais. É um país de multiplicidade, diverso em etnias, linguagens e costumes que contemplam autonomias regionais, ideias e aspirações, crenças, trabalho e criatividade. No grupo B os alunos realizaram pesquisas relacionadas a poetas e, baseado na origem de cada um, conheceram a diversidade relacionada a regionalidade e especificidades locais. No grupo C o trabalho abrangeu o artesanato regional e os alunos puderam “desvendar” o processo de origem, baseado em influências históricas e culturais. Conhecer o coração do Brasil, São Paulo, foi o desdobramento do Projeto realizado pelo grupo H. Os alunos realizaram estudos do meio que tiveram embasamento prévio a partir de pesquisas e leituras, a fim de se familiarizarem com locais distintos e que são considerados pontos turísticos  da cidade, com aspectos históricos marcantes.

Projeto de Culinária

A vivência em oficina de culinária na escola possibilita aos alunos e professores, mobilizados e informados, adquirir uma aprendizagem significativa onde são trabalhadas várias áreas do conhecimento, de forma multidisciplinar. Além de estimular habilidades culinárias, é também um momento de troca de experiências, já que no preparo de uma comida são transmitidos valores e reforçadas as relações afetivas. Ao longo do ano, os grupos A, B, C, D, E, F e G criaram deliciosas receitas!

Festa Junina

Os alunos do período da manhã participaram de um bingo e concorreram a diversos prêmios. Já o pessoal da tarde participou das brincadeiras nas barracas e ganhou muitos brindes. Claro que para todos não faltaram as comidinhas típicas e a quadrilha!