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Trabalhar fora da sala de aula convencional pode promover o desenvolvimento de habilidades sociais e das capacidades cognitivas

Trabalhar fora da sala de aula convencional pode promover o desenvolvimento de habilidades sociais e das capacidades cognitivas

Muitas vezes, alunos, que apresentam dificuldades na aprendizagem advindas de diversas causas, como dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, ansiedade e outros transtornos, se beneficiam de um trabalho que dê ênfase à comunicação e à interação social, quando este ocorre em um ambiente diverso da sala de aula convencional. 

Estes trabalhos, nomeados de atividades extracurriculares, são bastante interessantes para o desenvolvimento das capacidades mental e motora, bem como da concentração, do foco atencional e da autonomia, estimulando os alunos a desenvolver outros aspectos ligados à aprendizagem. 

Confira, abaixo, algumas destas atividades desenvolvidas aqui no Colégio Winnicott:

Mindfulness

A prática de mindfulness tem por objetivo canalizar a atenção para o momento presente. Ela contribui para o aumento do tempo de concentração e a redução da impulsividade, estimulando exercícios de atenção plena.

Alunos com dificuldade de aprendizagem, em especial advindas do TDAH, da dislexia e da discalculia, aprendem a ter mais foco e a melhorar seus níveis de atenção, o que contribui para elevar  seu aproveitamento acadêmico. 

Como é o trabalho de mindfulness para a idade escolar?

Arteterapia

A arteterapia une expressão artística e princípios da psicologia, visando a aprimorar a consciência artística dos alunos e a favorecer sua expressão emocional por meio de símbolos. Este processo estimula o autoconhecimento e a capacidade criativa individual, uma vez que evoca processos emocionais, contribuindo com mudanças cognitivas, comportamentais, sociais e afetivas.

O trabalho de arteterapia, pode envolver pintura, desenho, dança, teatro, música, entre outras formas de linguagem artística para processar, elaborar e expressar as emoções.

Esportes

Oficina da Mente – desenvolvimento de habilidades neuropsicológicas 

Este trabalho, feito através de jogos psicoeducativos, visa colaborar com o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem. 

São atividades que promovem o estímulo da memória, da atenção e do controle inibitório, sendo muito recomendadas especialmente para aqueles alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, em que estas capacidades podem se encontrar prejudicadas. Aqui se trabalha também o saber ganhar e perder e o trabalho em equipe.

Psicomotricidade

Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a uma maior consciência dos movimentos, do seu próprio corpo e do espaço em que ocupam. O desenvolvimento de ritmo, da lateralidade e da coordenação motora ampla e fina são fundamentais para que crianças e adolescentes ganhem controle corporal e desenvolvam de atividades acadêmicas, em especial a leitura e a escrita.

São atividades intimamente ligadas às competências de aprendizagem e que muito colaboram no desenvolvimento das capacidades intelectuais e emocionais. 

Música

O objetivo da musicalização em crianças e adolescentes é usar a música para proporcionar a elas caminhos e ferramentas para seu desenvolvimento pleno, fortalecendo suas habilidades cognitivas, motoras e sociais de maneira lúdica e divertida. 

A prática da musicalização permite que o aluno descubra novas maneiras de se expressar, tanto individualmente como em grupo, o que aumenta sua autoestima e segurança, além de desenvolver a memória, a capacidade de concentração, as habilidades motoras, o raciocínio matemático, o trabalho em equipe, a criatividade e a linguagem. 

As aulas musicais em geral oferecem ambientes lúdicos e tranquilos, propícios à socialização e trabalhos em grupo, já que os alunos são estimulados a desenvolver também a capacidade de comunicação.