skip to Main Content
+55 11 3884-5235 / 3885-3083

ceoafe

O Colégio Winnicott dedica esse espaço ao Centro de Orientação e Aconselhamento Família-Escola (CEOAFE)

Sobre o CEOAFE

Trata-se de uma instituição de ensino especializada na promoção de cursos para profissionais graduados em áreas de saúde, educação, serviço social e outras áreas relacionadas à clínica e às relações indivíduo-família-sociedade. Além disso, são oferecidos serviços de assistência social e desenvolvemos estudos científicos ligados à saúde pública e mental.

A seguir, conheça os serviços oferecidos pelo CEOAFE:

O Curso de Orientação e Aconselhamento Familiar tem o objetivo de instrumentalizar o profissional da saúde ou educação para incluir as famílias no atendimento clínico e institucional.

Ao longo do curso, é abordada a chamada “escuta diferenciada”, que permite construir com as famílias, narrativas mais úteis para seu funcionamento. Dessa forma, é proporcionado o autoconhecimento e percepção deste profissional.

Após a conclusão do curso, o profissional pode optar por continuar com o Curso de Formação em Terapia Familiar.

Conheça o Programa do Curso de Orientação e Aconselhamento Familiar

FORMAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR

O Centro de Orientação e Aconselhamento Família-Escola oferece um curso de Formação em Terapia Familiar. São 3 anos de curso com 500 horas-aula no total. Desde 2008, a formação é reconhecida pela APTF (Associação Paulista de Terapia Familiar) e à ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar).

Metodologia

Nossa metodologia contempla 3 eixos distintos:

1- Teoria

Desenvolvido por meio de aulas, seminários e pesquisas; baseado na teoria sistêmica e nas práticas construcionistas sociais. São 300 horas de aulas teóricas e vivenciais.

2- Desenvolvimento pessoal do terapeuta

Por genograma, trabalho com fotos, dinâmicas, vivências e workshops. São 100 horas dedicas à formação da pessoa do terapeuta em terapia individual e também na participação comprovada em congressos, simpósios e cursos na área.

3- Desenvolvimento da clínica

Feita por meio de atendimentos a famílias e casais, com supervisão ao vivo e equipe reflexiva. São 100 horas de atendimento clínico supervisionado.

Saiba mais sobre a Formação em Terapia Familiar do CEOAFE

Os profissionais do CEOAFE ministram workshops e palestras sobre temas relacionados a famílias, professores e alunos em escolas, instituições e empresas:

  • Famílias e casais da pós-modernidade;
  • Crianças, adolescentes e idosos ao longo do Ciclo Vital familiar;
  • Questões de gênero nos relacionamentos familiares e em diferentes contextos;
  • Dificuldade de aprendizagem e a família: construindo novas narrativas;
  • Ética na Formação do Terapeuta Familiar;
  • A pedagogia formada pela visão sistêmica;
  • Cuidando do cuidador: um olhar atento para o professor;
  • Violência no interior dos sistemas: bullying e assédio moral;

Quer saber mais? Conte-nos sobre suas necessidades e elaboraremos uma abordagem específica para ela. Entre em contato através do formulário no fim da página.

CEOAFE

Confira quem faz parte do Centro de Orientação e Aconselhamento Família-Escola:

Fundadoras

Elizabeth Polity

Terapeuta de família, pedagoga e psicopedagoga, formada em Psicanálise, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia, além de Diretora do Colégio Winnicott. Ex-Presidente da APTF, ex-coordenadora do Conselho Deliberativo e Científico – CDC da ABRTEF.
Autora de diversos livros na área e coautora da publicação A Ética na Formação do Terapeuta Familiar (org. Laurice Levy, Ed. Roco, 2009).

Maria Genoveva Armelin

Terapeuta de família especializada em Dependência Química na França, em Transtornos dos Impulsos no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/FMUSP e Psicodrama aplicado à Terapia de Casal, no Instituto J.L. Moreno/SP.

 Equipe

  • Andréia Balestrero, coordenadora do CEOAFE, psicóloga, terapeuta familiar e clínica;
  • Vera Colonelli, pedagoga, psicopedagoga, terapeuta familiar e mestre em neurodesenvolvimento pela UNIFESP;

 Professoras convidadas

  • Maria Luiza P. Munhoz
  • Maria Cecília Astete
  • Rosana Galina

Colaboração

  • Agradecimentos também a David Bogomoletz, Maria Cecília Gasparian, Rosana Galina, Maria Luiza P. Munhoz, Ercílio Gonçalves, Lis Verônica, Eliana Lino Chaves, Gilda F. Montoro, Soraya Gazal e Wilson Barros.

FALE CONOSCO

Atendimento gratuito a casais e famílias

Como parte do Curso de Formação em Terapia Familiar, nossos alunos realizam atendimento clínico supervisionado gratuito a casais e famílias.  
Se você deseja mais informações sobre nossos cursos, sobre este atendimento ou sobre outros assuntos em geral, fale conosco:

Informações de Contato

Back To Top