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Déficit de Atenção e Hiperatividade

Como uma escola especializada em alunos com TDAH pode ajudar seu filho?

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) aparece com muita frequência quando se fala em dificuldade de aprendizado infantil. Os casos de crianças diagnosticadas surgem com muita velocidade. Entretanto, muitos pais (e profissionais) se apressam em apontar crianças que apresentam dificuldade de aprendizado ou mesmo comportamentos agitados, naturais na primeira infância, como tendo TDAH. Será que todos os alunos assim rotulados têm mesmo o transtorno? 

A seguir, entenda melhor essa questão e descubra como deve ser a atuação de uma escola especializada em alunos com TDAH:

Como o TDAH se manifesta?

A tríade sintomática do transtorno é composta por: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Sintomas estes que podem ser os mesmos de crianças com comportamentos agitados, o que varia é a frequência e a intensidade dessas manifestações, sendo as mais comuns:

  • Dificuldade de foco, concentração e organização;
  • Facilidade de distração por estímulos externos;
  • Esquecimento e perda de objetos;
  • Dificuldade em aguardar sua vez;
  • Agitação frequente de pés e mãos;
  • Fala rápida, precipitada e em excesso;
  • Corridas e movimentações constantes em momentos inapropriados.

Como, então, realizar o diagnóstico correto e não assumir que alunos agitados, considerados por alguns como bagunceiros, tenham TDAH? 

O primeiro passo é notar se esse comportamento está interferindo no desenvolvimento da criança. Não é à toa, portanto, que o primeiro alerta muitas vezes venha da escola: a criança não consegue acompanhar as aulas, distrai-se com facilidade e tem dificuldades em realizar atividades e compreender o que está sendo trabalhado. Muitas vezes, o problema só será notado quando aparecem notas ruins e/ou problemas de comportamento.

Nestes casos, é importante que se faça o encaminhamento a uma equipe multidisciplinar para o diagnóstico adequado, que vai envolver a avaliação cognitiva e comportamental da criança, seu desenvolvimento neuropsicológico e o contexto social em que ela está inserida. O diagnóstico depende da persistência dos sintomas em mais de um ambiente do contexto de vida da criança, como escola e família, por exemplo.

Como atua uma escola especializada em alunos com TDAH?

A organização do ambiente de aprendizagem pode ter um impacto positivo no desempenho do aluno com TDAH. Salas de aula acolhedoras e tranquilas, sem muitos estímulos distratores e que tenham um número reduzido de alunos propiciam maior foco nas atividades pedagógicas.

O papel do professor é acompanhar de perto cada aluno. Ele deve circular entre as carteiras, falar pausadamente, retomar conteúdos e se certificar que os comandos foram compreendidos. Deve ainda buscar desenvolver atividades interessantes, motivadoras e criativas, que despertem a atenção dos alunos.

O professor deve procurar evitar tarefas monótonas e repetitivas e reorganizar o material de maneira mais cativante, jogos, músicas e diferentes formatos, que podem facilitar manter por mais tempo os alunos com o desafio da aprendizagem envolvidos.

Em suma, em uma escola especializada em crianças com dificuldades de aprendizagem, o ambiente, o trabalho do professor e as atividades são constantemente elaborados visando um melhor resultado.

TDAH e o impacto na área emocional

Um dos pilares centrais da proposta do Colégio Winnicott é dar suporte à área de desenvolvimento emocional dos alunos. Frequentemente, observamos que alunos que apresentam a queixa de TDAH trazem como comorbidade o transtorno de ansiedade ou depressão. Em razão disso, mantemos profissionais preparados para acolher, identificar e encaminhar para profissionais que possam compor conosco uma rede de apoio.

O contato contínuo, individual, com os pais também é fundamental para maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem nestes casos, o que possibilita maior tranquilidade no acompanhamento do ano letivo. 

Entre em contato para conhecer nossa proposta pedagógica.