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Escola de educação especializada em dificuldades de aprendizagem: quais necessidades ela pode atender?

educação especializada em dificuldades de aprendizagem

 

Entenda o que são as dificuldades de aprendizagem e como elas podem ser trabalhadas por meio de um projeto pedagógico especializado

A atenção às necessidades especiais é um desafio em qualquer segmento. Na educação, especificamente, ela pode ser trabalhada junto a um projeto pedagógico que promova o olhar para o indivíduo. É o que acontece no Colégio Winnicott, localizado em São Paulo, no bairro Jardim Paulista, que conta com educação especializada em dificuldades de aprendizagem.

“Transtornos de aprendizagem referem-se a algumas condições específicas que impedem o desenvolvimento das capacidades cognitivas do ser humano, podendo ser traduzidas por dificuldades no raciocínio, na linguagem  escrita e ou oral, na organização do pensamento, refletindo, sobretudo, no desempenho acadêmico e, muitas vezes, gerando o que denominamos de fracasso escolar”, explica a psicopedagoga Elizabeth Polity, diretora do Winnicott.

Para Elizabeth, que também é terapeuta familiar e doutora em psicologia, pais e educadores devem acompanhar com muita atenção o desenvolvimento das crianças, em busca de sinais que possam indicar algum transtorno.

“Se os transtornos forem de origem neurológica ou genética, geralmente, aparecem nos primeiros anos de vida. Entretanto, podem vir de situações emocionais, aparecendo em diferentes momentos da vida do estudante, desde a infância até adolescência ou mesmo na idade adulta”, explica a especialista.

 

Conheça os principais transtornos que dificultam a aprendizagem

Entre os diagnósticos neurológicos, estão:

  • TDAH: o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, também chamado de Distúrbio do Déficit de Atenção, é o mais comum entre crianças e adolescentes atendidos pelos serviços especializados. Caracteriza-se pela dificuldade de concentração, falta de foco e agitação em excesso;
  • Dislexia: é a dificuldade no reconhecimento de símbolos gráficos e de suas relações com os fonemas, atrapalhando o desenvolvimento da capacidade de leitura;
  • Discalculia: é semelhante à dislexia, mas se manifesta como uma dificuldade acentuada em relação aos números, símbolos e operações da matemática.

Os diagnósticos psicológicos também têm influência sobre a aprendizagem. Os mais comuns são:

  • Transtorno de ansiedade: é uma preocupação intensa, excessiva e duradoura que se manifesta em sintomas como alta frequência cardíaca, respiração acelerada e sensação de fadiga;
  • Depressão: tristeza profunda que leva à perda de interesse total nas atividades do cotidiano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a doença mais incapacitante do mundo;
  • Transtornos alimentares: caracterizam-se por comportamentos alimentares que afetam a saúde física ou mental. Os mais comuns são a anorexia, em que as pessoas deixam de comer por se enxergarem acima do peso; e a bulimia, em que as pessoas tentam eliminar o alimento que comeram, geralmente induzindo o vômito. Os transtornos alimentares trazem graves consequências à saúde física, à autoestima de crianças e adolescentes, e ao aprendizado escolar.

 

Além dos exemplos citados, os transtornos de aprendizagem também podem se manifestar em dificuldades de relacionamento, de adaptação, adequação social, entre outras formas. O papel de uma escola de educação especializada em dificuldades de aprendizagem é construir um projeto pedagógico que identifique e lide com essas condições sem preconceitos e sem estigmas.

“A intervenção está diretamente ligada ao tipo de dificuldade apresentada pela criança. Uma avaliação psicopedagógica pode determinar qual é o melhor profissional para cada caso. Podemos considerar um atendimento fonoaudiológico para os distúrbios de linguagem, um atendimento psiconeurológico para trabalhar as capacidades cognitivas,  ou ainda um outro profissional capacitado que se disponha a co-construir com a criança,  com interesse e disposição, esse maravilhoso caminho da aprendizagem”, explica Elizabeth, com exemplos das práticas adotadas pelo Colégio Winnicott.

 

Winnicott: educação especializada em dificuldades de aprendizagem

O Winnicott é um colégio de ensino regular com mais de 20 anos de experiência em educação voltada para alunos com dificuldades de aprendizagem. Além de toda a estrutura física para acolhê-los, os educadores recebem treinamento e acompanhamento constantes. O objetivo é continuar oferecendo educação de qualidade, respeitando o ritmo de cada aluno e estimulando ao máximo seu potencial.

 

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