skip to Main Content
+55 11 3884-5235 / 3885-3083

Escola de educação regular: como escolher a melhor levando em consideração o perfil do aluno?

dificuldades de aprendizagem

O desejo de oferecer o melhor aos filhos se une à necessidade de proporcionar ensino de qualidade; saiba o que considerar na sua escolha

Quando o assunto é escolher uma escola para matricular os filhos, uma série de dúvidas ronda a mente dos pais. São muitos critérios a serem atendidos e muitas variáveis a serem analisadas, já que uma das maiores preocupações dos pais em relação aos seus filhos é a formação e a vivência escolar às quais eles estarão submetidos durante vários anos. Se a missão envolver escolher uma escola especializada em atender alunos com dificuldades de aprendizagem, a responsabilidade é ainda maior.

O Colégio Winnicott é uma referência nesse segmento. Fundado em 1996, o Winnicott é regulamentado pelo MEC e oferece ensino regular. Os principais diferenciais estão na metodologia de ensino, desenvolvida para incluir diferentes perfis de estudantes.

Até um tempo atrás, o estudante atípico representava para as escolas um grande desafio. Hoje, a percepção dos especialistas é diferente. Com o avanço de estudos nos campos da neuropsicologia e da pedagogia, percebeu-se que para que a educação continue mantendo seu caráter transformador, é preciso que os profissionais da área renovem seus olhares sobre os alunos e trabalhem com os conceitos da educação inclusiva e do desenvolvimento global do sujeito.

 

Critérios de agrupamento e orientação profissional

 Por suas características, o Colégio Winnicott atende alunos com a queixa de dificuldades de aprendizagem. As classes são formadas com turmas reduzidas, de modo que o número de alunos facilite o acompanhamento individual. Por ser uma escola especializada, os estudantes são organizados atendendo a critérios não apenas como faixa etária, mas como desenvolvimento cognitivo e social.

Essas estratégias permitem que o educador desenvolva projetos e execute seu plano de aulas de forma personalizada, conseguindo acompanhar o desempenho de cada aluno com mais proximidade, fazendo ajustes quando necessário e, principalmente, criando um ambiente que facilita o contato com seus pares e com a rede social.

Alunos com dificuldades de aprendizagem não são incapazes, muitos mantém áreas de competências e habilidades específicas que podem e devem ser valorizadas. Com essa visão, o Colégio Winnicott mantém a grade de aulas atualizada para que ela cumpra a função de orientação profissional e a preparação para o mercado de trabalho.

 

Tutoria e relação próxima com a família

As dificuldades de aprendizado podem ser decorrentes de questões específicas do neurodesenvolvimento (TDAH, dislexia e discalculia, por exemplo) ou decorrentes de ordem emocional (como depressão e ansiedade). Em algumas situações, o aluno que apresenta essas condições pode necessitar de um suporte ainda mais individualizado, que é oferecido pelo Colégio Winnicott como parte de um projeto pedagógico de tutoria.

Além disso, sabe-se que muitos pais enfrentam obstáculos, recusas e preconceitos quando procuram uma escola para seus filhos em situações atípicas. O Winnicott não apenas acolhe esses alunos como mantém contato contínuo com os pais para que eles possam ter mais tranquilidade e certeza de que fizeram a escolha mais adequada para os filhos.

Para conhecer o projeto pedagógico do Colégio Winnicott com mais profundidade, entre em contato com a gente

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top