A História

HISTÓRIA
O Colégio Winnicott foi criado em 1996. O nome é uma homenagem a Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, que dedicou sua carreira à compreensão das crianças, olhando-as como seres formados pela integração do orgânico e do emocional. Enfatizava uma visão relacional da criança com seu cuidador. É dele a teoria da “mãe suficientemente boa”, que seria aquela que efetua uma adaptação ativa às necessidades da criança, adaptação esta que depende muito mais da devoção do que do esclarecimento intelectual.

Com essas ideias, ele nos legou a visão de que o simples fato de estar ao lado da criança, amando-a e respeitando seu ritmo natural, é o suficiente para proporcionar condições para seu desenvolvimento.

É autor de vários livros (O Brincar e a Realidade; Tudo começa em casa; Os Bebês e suas Mães; Therapeutic Consultations in Child Psychiatry, Talking to Parents, Human Nature, entre outros), alguns dos quais só agora chegam ao Brasil.

MISSÃO
Criar condições para que o educando seja o principal agente de seu desenvolvimento, assimilando novas descobertas às estruturas e organizando-as internamente através de suas ações;

Favorecer a interação social, permitindo a troca de informações, hipóteses e conclusões entre os membros do grupo e o professor, transformando este último em sistematizador e organizador de um ambiente de aprendizagem;

Criar condições para que o educando possa estabelecer laços afetivos, sentindo-se confiante para expressar seus sentimentos e necessidades. Ao mesmo tempo que se procura dar o pertencimento, deixa-se espaço para a diferenciação e a individualização;

Levar o aluno a perceber seu papel de agente da própria história e da sua relação com o grupo social, possibilitando sua opção para uma cidadania consciente, crítica e transformadora;

Encaminhar os alunos à descoberta das diversas possibilidades de escolha face a situações concretas para que façam opções, à medida que forem descobrindo e consolidando valores rumo à formação de sua própria identidade.

VALORES
Num ambiente onde o ritmo pessoal do aluno é respeitado e onde os professores utilizam procedimentos adequados a cada caso, o aluno sente suas qualidades valorizadas, fortalecendo assim sua autoestima e aumentando as possibilidades de sucesso escolar. Acreditamos que em um espaço onde esses aspectos sejam valorizados, o aluno pode encontrar o caminho que o leve a uma maior participação social e progresso pessoal.