skip to Main Content
+55 11 3884-5235 / 3885-3083/ 97592-6354 +55 11 97592-6354

O trabalho com mindfulness em crianças de idade escolar

mindfulness para crianças

A falta de foco e de concentração são grandes inimigas dos processos de aprendizagem. O Colégio Winnicott ensina seus alunos a desenvolver a atenção plena

 Os estímulos a que as crianças e os adolescentes estão sujeitos são muitos. Tecnologia, música, filmes, desenhos, séries, amigos, família, diversão e vários outros formam um turbilhão de variáveis que podem criar dificuldades de concentração na hora de estudar, dentro ou fora do ambiente escolar. Para quebrar essa barreira, o Colégio Winnicott aposta no desenvolvimento de práticas de mindfulness para crianças.

 

O que é mindfulness?

As técnicas de mindfulness visam a desenvolver a atençao plena nas tarefas mais simples do dia a dia. Ao escovar os dentes, por exemplo, ou caminhar até a escola, geralmente, a mente já está ocupada com dezenas de tarefas que vão se desenrolar durante o dia ou que já se passaram e não dá atenção ao que está acontecendo no momento presente.

No longo prazo, a falta de atenção plena pode levar ao estresse, à ansiedade, impulsividade e dificuldade de foco e de concentração, que acabam comprometendo atividades mais importantes, como, no caso das crianças, os estudos.

Estudos da neurociência apontam para inúmeros benefícios advindos das práticas de mindfulness, entre eles: ter maior consciência da atividade mental, aumentar a sensação de bem-estar e tornar-se menos reativo aos eventos não prazerosos ou que não se pode controlar.

 

Resultados do mindfulness para crianças

Ao serem estimulados a praticar os ensinamentos do mindfulness no dia a dia, as crianças desenvolvem melhor suas habilidades cognitivas, de atenção e, principalmente, os aspectos psicológicos e emocionais, como empatia, solidariedade, compreensão do próximo, autocontrole e aceitação.

Com atenção plena aos processos dentro e fora do ambiente escolar, a criança passa a viver cada momento com mais intensidade e serenidade, com um claro aumento da percepção do mundo à sua volta.

Acreditamos que, com o tempo, cria-se uma geração de jovens capazes de ir além do ensino tradicional e, por sua vez, se tornar adultos melhor preparados para viver a vida em sua plenitude.

Mindfulness para crianças no Colégio Winnicott

O Colégio Winnicott tem mais de 20 anos de tradição e é especializado na educação regular e de alunos com dificuldades de aprendizagem. Isso significa que todo o projeto pedagógico é voltado para oferecer aos estudantes um ensino que rompe as barreiras dos métodos tradicionais para alcançar a totalidade dos alunos.

Incluindo as técnicas de mindfulness para crianças no processo de ensino do Colégio, a equipe de profissionais especialistas tem alcançado resultados positivos tanto no desenvolvimento da aprendizagem como no relacionamento interpessoal.

Aqueles alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem decorrentes do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são os que mais se beneficiam desta proposta, já que a prática favorece um comportamento mais propício à aprendizagem.

Vale lembrar que o aprendizado significativo não se restringe ao domínio de conteúdos acadêmicos. O Colégio Winnicott adota um modelo de ensino baseado na interação entre as disciplinas, dando ênfase ao desenvolvimento emocional, às relações e aos saberes mais atuais, ou seja, foca no indivíduo como o elemento mais importante do processo.

Saiba mais sobre a metodologia de ensino do Colégio Winnicott. Fale conosco. 

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
WhatsApp chat