skip to Main Content
+55 11 3884-5235 / 3885-3083

O tripé sobre o qual se sustenta a filosofia educacional da escola

aprendizagem mediada

Entenda o que é aprendizagem mediada, educação emocional e inserção social, conceitos que formam nossa filosofia educacional

O Colégio Winnicott baseia seu projeto educacional em um tripé composto por três conceitos, que buscam desenvolver o aluno como um todo, preparando-o para os desafios da vida: aprendizagem mediada, educação emocional e inserção social, 

Esses conceitos são fundamentais para a educação de alunos com necessidades especiais, uma vez que colaboram no desenvolvimento de suas estruturas psicológicas, podendo ser úteis tanto em sala de aula como em situações do dia a dia. 

 

O que é aprendizagem mediada?

O objetivo principal da aprendizagem mediada é potencializar os alunos para transformar os conceitos aprendidos em habilidades para usar no dia a dia, tornando-os capazes de superar seus limites e dificuldades. “Por meio dos critérios de mediação como a intencionalidade, a reciprocidade, o significado e a transcendência busca-se flexibilizar o pensamento, preparando o aluno para as mudanças e adaptações pertinentes ao movimento de aprender”, explica a Dra. Elizabeth Polity, diretora do Colégio Winnicott.

A utilização dos critérios de mediação com alunos que necessitam de um atendimento individualizado contribui para a assimilação de conteúdos e formação de valores socioculturais. 

O corpo docente do Colégio Winnicott participou de um curso sobre aprendizagem mediada, ministrado pela Profa. Edith Rubinstein, que por sua vez foi discípula de Reuven Feuerstein, criador do processo.

 

Educação emocional

Inteligência emocional é essencial a todos e já é considerada, há algum tempo, tão importante quanto as habilidades técnicas do ser humano. Autoconsciência, controle emocional, autonomia, motivação e comunicação, por exemplo, são valores comumente desenvolvidos em escolas construtivistas que trabalham a educação emocional em seus alunos.

O Colégio Winnicott trabalha as habilidades sociais dos alunos, a psicoeducação e a resolução de problemas em grupo, informado por algumas práticas da Teoria Cognitiva Comportamental. As aulas visam criar um ambiente propício, oferecendo soluções criativas para conflitos e mostrando ao aluno como lidar com sentimentos difíceis, como raiva, medo, vergonha ou tristeza.

Conheça o trabalho de mindfulness do Colégio Winnicott

 

Inserção social

Compreendemos a socialização como extremamente importante no processo educacional, pois é na companhia dos demais que podemos desenvolver sentimentos de empatia, aceitação, tolerância e compreensão, importantes para o crescimento de habilidades relacionais. 

Cabe à escola intermediar essa socialização a partir de projetos educativos, em que as competências necessárias, como exercer liderança, respeito ao próximo e a prática de resolução de conflitos sejam contempladas.

À frente, em idades mais avançadas, trabalhamos a inclusão dos alunos em âmbitos profissionais e acadêmicos. A partir de projetos educativos e profissionalizantes, o Colégio busca desenvolver a autonomia, a autoconfiança e a responsabilidade, entendendo estes como fatores importantes na construção de seu futuro.

Nossa filosofia educacional busca preparar os alunos para os desafios futuros, pessoais e profissionais. Com mais de 20 anos de experiência, ganhamos o reconhecimento do meio acadêmico e o respeito dos pais e profissionais, tendo em vista os bons resultados obtidos.

Agende uma visita e conheça com mais profundidade nosso projeto pedagógico e propostas.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top