skip to Main Content
+55 11 3884-5235 / 3885-3083/ 97592-6354 +55 11 97592-6354

Os principais motivos que levam à inadaptação escolar

inadaptação escolar

Nossa metodologia é moldável às diferentes personalidades e necessidades dos alunos reduzindo as chances de indaptação escolar

Escola é espaço de aprendizagem, acolhimento e desenvolvimento de relações socioemocionais. A boa adaptação ao ambiente escolar abrange um conjunto de fatores, como método de ensino, disponibilidade dos professores, atividades passadas aos alunos,  convivência com os demais estudantes e comunicação entre família e docente. “Há ainda a se considerar uma complexa rede de situações que envolve questões de ordem individual, subjetiva, familiar, social, econômica, cultural, entre outras”, explica a Dra. Elizabeth Polity, diretora do Colégio Winnicott. Se tudo isso for feito de maneira harmônica e alinhada, as chances de inadaptação escolar reduzem consideravelmente.

As necessidade especiais de aprendizagem não devem ser impedimento à adaptação do aluno à escola. Quando ele se encontra em um ambiente acolhedor, onde há diálogo e o professor é um facilitador do aprendizado, todo o processo de adaptação se torna mais fácil. “Tão importante quanto um bom desempenho acadêmico é o aluno sentir-se bem adaptado ao seu ambiente escolar”, diz Elizabeth.

Principais motivos de inadaptação escolar

“Estar bem adaptado no ambiente escolar supõe, entre coisas, que o método de ensino, bem como as exigências quanto às atividades escolares estão dentro das possibilidades daquele aluno. Assim como, as possibilidades de relacionamento e de integrar-se em um grupo, que são tão importantes quanto”, explica Elizabeth.

Abaixo, confira o que pode influenciar na inadaptação escolar de uma criança ou adolescente:

 

    • Transtornos de aprendizagem: quando não identificados e abordados de maneira correta, a dislexia, discalculia e o TDAH podem impactar na adaptação do aluno à escola. Salas de aula que integrem esse aluno aos demais, professores que expliquem com mais detalhes e que prestem atenção à resposta do aluno aos conhecimentos passados e o desenvolvimento de atividades específicas que reforcem a concentração e organização podem ajudar;
    • Bullying: crianças que sofrem com bullying no ambiente escolar reagem de diferentes maneiras, embora o desconforto siga uma linha crescente. Inicialmente, pode ocorrer rejeição em participar de determinadas aulas ou dinâmicas em grupo até chegar a níveis mais extremos de não comparecimento ao colégio e desenvolvimento de sintomas de depressão;
    • Falta de atenção individualizada: algumas crianças têm necessidades únicas e demandam atenção individualizada. Uma abordagem feita por especialistas ajuda a inserir o aluno em um contexto de aprendizagem saudável, respeitando suas demandas, seu tempo e a relação com os demais colega de sala. “Subestimar a importância de uma boa adaptação escolar é condenar o aluno a uma vida acadêmica de sofrimento, na qual a aprendizagem dificilmente será efetiva”, explica Elizabeth.

A importância da escolha da escola certa

A adaptação escolar começa com a escolha em família do local onde a criança vai estudar. Por isso é importante pesquisar, conhecer os profissionais envolvidos e principalmente a história da instituição. Alinha-se tudo isso ao conhecimento das necessidades específicas daquela criança.

A escola pode corresponder às expectativas de muitos alunos e famílias, mas não funcionar bem para outros casos. Dadas as múltiplas questões envolvidas, até mesmo entre irmãos pode haver diferenças, levando em consideração que cada um tem suas competências e dificuldades específicas.

O Colégio Winnicott trabalha com uma metodologia construtivista e conta com atividades extracurriculares que integram o aluno e desenvolvem suas habilidades sociais e motoras. Nosso projeto educacional busca desenvolver o aluno como um todo, preparando-o para os desafios da vida.

Com mais de 20 anos de experiência, o Colégio Winnicott recebe muitos alunos vindos de inadaptação escolar em outras instituições. Trabalhamos de maneira personalizada para inserir esse aluno de volta ao meio escolar, com respeito a suas necessidades e momentos.

Entre em contato para conhecer nossas propostas.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
WhatsApp chat