skip to Main Content
+55 11 3884-5235 / 3885-3083/ 97592-6354 +55 11 97592-6354

Quais as vantagens de uma abordagem multidisciplinar?

dificuldades de aprendizagem

As decorrências das dificuldades de aprendizagem podem ser atenuadas quando o ensino é global e mais humanizado?

A interação entre as disciplinas facilita o aprendizado, já que mostra um fenômeno ou evento sob diferentes perspectivas, utilizando todas as disciplinas para compreendê-lo.

Por exemplo, em ano da Copa do Mundo, todas as disciplinas podem se organizar para tratar o tema, cada um com sua visão específica e atividades enriquecedoras a serem desenvolvidas. A matemática pode propor questões relacionadas às pontuações dos times. A biologia, à alimentação dos atletas. O português, às diferenças culturais e linguísticas. E diversos outros temas atuais podem ser abordados dessa maneira, fazendo com que as disciplinas conversem entre si. O objetivo é que a variedade de perspectivas facilite a concentração do conhecimento.

Essa interação faz com que as chances de sucesso no aprendizado aumentem porque a criança lida com várias habilidades e não com uma única. Dessa maneira, se aproveitam todas as competências do aluno.

Podem ocorrer momentos em que este necessite de um suporte individualizado, proposto também em nossa metodologia.

Dessa forma, é possível afirmar que a multidisciplinaridade dá ao educador e, por extensão, à escola, uma melhora na comunicação e um olhar focado na ajuda e na cooperação. Esse é um dos principais motivos para que o Colégio Winnicott tenha optado por essa abordagem.

 

Ensino Humanizado

Um aluno com dificuldades de aprendizagem – sejam decorrentes de questões específicas do neurodesenvolvimento (como TDAH, dislexia e discalculia) ou decorrentes da área emocional (como depressão e ansiedade) – precisa de uma metodologia de ensino que o acolha, que o compreenda e que seja capaz de oferecer uma nova perspectiva.

Além de trabalhar com conteúdos acadêmicos, é importante dar suporte ao desenvolvimento emocional, aos relacionamentos interpessoais e aos saberes mais atuais. Quando o modelo de ensino é mais humano, ou seja, há enfoque no indivíduo como o elemento mais importante do processo, as dificuldades podem ser trabalhadas de modo mais funcional.

 

Saiba mais sobre o Colégio Winnicott

Fundado em 1996, o Colégio Winnicott trabalha com ensino regular e é reconhecido pelo MEC. Trabalhamos com uma proposta de ensino que vai além do tradicional.

O Colégio acredita que a interação social e a figura do professor como mediador do conhecimento são ferramentas indispensáveis para a inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para saber mais, entre em contato conosco.

 

Back To Top
WhatsApp chat